Logo MT Global
Governo de Mato Grosso renova Programa REM, de conservação de florestas

Governo de Mato Grosso renova Programa REM, de conservação de florestas

Veja no vídeo os principais avanços contra o desmatamento ilegal

Por Team MT Verso

Veja no vídeo os principais avanços contra o desmatamento ilegal

O governo de Mato Grosso acaba de renovar o programa REM (Redd Early Movers, na sigla em inglês), que conta com cooperação financeira do Reino Unido e da Alemanha para a conservação das florestas, além da participação do Acre. Com investimento de 44 milhões de euros na produção sustentável, no fortalecimento da política ambiental e na agricultura de baixo carbono, 108 projetos são apoiados em 98 municípios.

REM_1-2

Assista ao vídeo:

O REM integra e engaja organizações públicas e da sociedade civil, comunidades tradicionais, povos indígenas, produtores rurais e toda a sociedade mato-grossense contra o desmatamento ilegal. "O principal  objetivo do REM Mato Grosso é garantir a manutenção das florestas em pé e melhorar a vida de quem as protege", afirma Eliel Rondon, líder indígena do grupo étnico Terena.

O programa já apoiou a formação de 82 brigadas voluntárias que protegem e atuam em mais de 1,2 milhão hectares de fogo ilegal. "O desmatamento em Mato Grosso é produzido pela urbanização ilegal, mineração, incêndios florestais para áreas de pastagens e produção agrícola e para venda de madeiras", diz Luís Alberto Scaloppe, promotor de Justiça. "Nossos ancestrais faziam queimada controlada, mas depois disso passou-se a fazer de qualquer jeito", lamenta Cacique Paulo César, líder do povo indígena Xavante.

Mais de R$ 21,8 milhões já foram investidos em monitoramento de vegetação nativa. O número de autos de infração aumentou mais de 300% entre 2018 e 2021 graças às ações de combate e controle, sem contar as áreas embargadas que cresceram mais de 500%. Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em território, com 93 milhões de hectares. Ao todo são 75 territórios indígenas, de 43 etnias e uma população de mais de 60 mil indígenas. 

www.remmt.com.br

@programaremmt

Receba nossa newsletter