Logo MT Global
MT trabalha para ser carbono neutro até 2035

MT trabalha para ser carbono neutro até 2035

Programa do estado tem como objetivo antecipar os resultados sugeridos para 2050 pela ONU

Por Team MT Verso

Programa do estado tem como objetivo antecipar os resultados sugeridos para 2050 pela ONU.

Lançado em outubro de 2021 pelo governo de Mato Grosso, o programa Carbono Neutro MT tem a meta voluntária de neutralizar as emissões de carbono até 2035. Apoiando ações de desenvolvimento sustentável, o programa pretende, ainda, como meta intermediária, alcançar 80% da redução de emissões até 2030.

Com o programa, Mato Grosso adere à campanha “Race to Zero” (“Corrida para o Zero”) da ONU, mas pretende atingir resultados ainda mais animadores do que a Organização das Nações Unidas, que coloca como meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Foram elencadas 12 ações que contribuem para o alcance da meta, que serão revisadas constantemente para adequação às inovações tecnológicas e mudanças de conjuntura. São elas:

1- Manutenção do ativo florestal do estado

2 – Manejo florestal sustentável

3 – Reflorestamentos comerciais

4 – Regularização fundiária e consolidação dos direitos legais à terra

5 – Implantação e melhoria de gestão de Áreas Protegidas

6 – Redução de incêndios florestais

7 – Restauração de paisagem florestal

8 – Proteção de vegetação secundária

9 – Aumento da produtividade agropecuária

10 – Recuperação de áreas degradadas

11 – Integração lavoura-pecuária-floresta

12 – Produção e consumo de combustíveis

logo-mt-cn2035

O projeto é liderado pela Secretaria de Meio Ambiente do estado de Mato Grosso. Aqueles que aderirem à Campanha, sejam entidades, empresas ou pessoas físicas, receberão um selo de certificação. Os primeiros selos foram entregues no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho deste ano.

Para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a iniciativa de neutralizar o carbono até 2035 é ousada, mas totalmente possível por se tratar de um conjunto de ações que já estão em andamento.

"Esse é um trabalho que temos colocado em ação desde 2019 e que temos intensificado junto ao setor produtivo. Os números já são positivos, com redução da ilegalidade no desmatamento, por exemplo. Somos a região do mundo que mais produz com preservação e podemos continuar expandindo essa produção sem precisar abrir novas áreas", destacou.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, como o Programa Carbono Neutro 2035 despertou o interesse de diversos órgãos públicos e privados, a ideia é, após a COP 27 que acontece em novembro no Egito, ampliar ainda mais os diálogos. “Estamos avançando nas negociações com apoiadores e financiadores do Programa. O Carbono Neutro MT não é apenas um compromisso para neutralizar as emissões, mas está estruturado em 12 ações que já estão em execução e integram as iniciativas do governo e da iniciativa privada”, explicou a secretária.

Para saber mais sobre o programa Carbono Neutro MT, acesse os links abaixo.

Site Carbono Neutro MT (português)

Apresentação Carbono Neutro MT em pdf

Vídeo com Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, apresentando Carbono Neutro MT.

Matéria sobre Carbono Neutro MT no Governors´ Climate & Forests Taskforce (português e inglês)

Receba nossa newsletter