Sob a liderança do governador Mauro Mendes, o governo de Mato Grosso tem intensificado os preparativos para a 27ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 27), que ocorre no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro.
O objetivo principal da conferência é promover ações que limitem o aquecimento global a no máximo 1,5ºC. A conferência visa colocar em prática estratégias para cumprir com a meta estabelecida no Acordo de Paris de 2015 e divulgar a implementação de ações que tenham impacto positivo no clima do planeta. A conferência também é uma oportunidade para incentivar o uso de tecnologias e inovação como o caminho para viabilizar a produção de alimentos e reduzir emissões.
Entre as discussões de maior interesse na conferência está a disseminação e a troca de experiências sobre instrumentos de financiamento inovadores, como Pagamentos por Serviços Ambientais, emissão de títulos atrelados a critérios de redução de emissões. Outra prioridade é captar recursos e investimentos para apoiar a conservação e restauração da vegetação nativa em Mato Grosso, que é o estado subnacional com a maior extensão de áreas de preservação com participação na COP.
Para a secretária de Meio Ambiente do estado, Mauren Lazaretti, a COP é uma oportunidade de encontro com representantes importantes, que apoiem ações do estado e fortalecimento das relações comerciais. “Vamos debater sobre energia renovável, Programa Carbono Neutro, combate ao desmatamento, entre outros. Traremos para Mato Grosso uma série de agendas para que o estado continue sendo protagonista e potencialize ainda mais a comercialização de nossos produtos,” afirmou.
A conferência também tem como meta divulgar estratégias bem-sucedidas de adaptação, já que os participantes trocam experiências práticas sobre políticas para proteção das populações que poderão ser afetadas pelo aquecimento global.
Para o evento, a delegação de Mato Grosso será liderada pelo governador Mauro Mendes e terá espaço no estande do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. No local ocorrerão eventos, reuniões de negócios e mesas redondas diárias que serão focadas na apresentação de como o estado está implementando o plano para zerar emissões até 2035.
O estande utilizado por Mato Grosso apresentará as principais políticas públicas e ações do setor privado no estado que contribuem com soluções sustentáveis do ponto de vista econômico, para o meio ambiente e para a população de Mato Grosso.